quarta-feira, 16 de março de 2011

Precisa-se de empregado

É uma frase que já não se vê muito por aí, afixada nas vitrinas das lojas, porque o que as lojas procuram é colaboradores e não empregados.
Empregado soa mal, não tem o requinte e o charme que atraia a pessoa a sentir-se integrada como um "colaborador".
No fundo é tudo a mesma coisa, mas há pessoas que não sabem e pensam que o colaborador está associado à parte administrativa da coisa, à parte em que se tem muita responsabilidade e o ordenado não é tão merdoso, ou não, à parte burocrática, à parte em que toda a gente a trata por Sr(a) Dr(a), à parte em que a vestimenta de trabalho é um fato barato a parecer que é caro, à parte em que se tem um estacionamento reservado, etc.
E como tal, há pessoas que nem entram nessas lojas com medo de parecerem demasiado labregas para "o" cargo.

Gozando com a minha ignorância, há uns anos descobri que assessor era exactamente igual a assistente. Nesse momento de descoberta, ri-me muito de mim mesmo.
Sempre que ouvia falar em assessor pensava:"Eh lá!!Deve ser Deus no céu e o assessor na Terra" ou então "Eh lá!!Acho que não tranquei a porta de casa quando saí, mas não faz mal porque existem assessores", algo assim parecido.

Obviamente que todo o trabalho é digno, inclusive o de advogado, mas porquê florear algo de tal maneira que soe ridiculamente especial?

Um comentário:

  1. Nunca percebi, principalmente, como tu dizes e com muita razão, o salário é sempre uma grande merda...

    ResponderExcluir

Ora digam: