terça-feira, 30 de novembro de 2010

Porque vem aí o Natal

Tenho pena de quem diz que não gosta do Natal.

Eu adoro o Natal, isto porque o vejo no que ele tem de melhor e mais infantil.

No quarto da residência onde moro está uma árvore de Natal desenhada com luzes coloridas, num armário azul de metal, apenas porque nesta época sinto uma estranha necessidade de sentir que é Natal.
Comprei as luzes nos chineses.

Espero manter este fascínio infantil por muitos mais anos, as luzes coloridas que não se cansam de piscar, mas que às vezes fundem, a árvore, o presépio feito com musgo apanhada na mata, os doces e principalmente a família e o bacalhau tremido feito pela minha avó "ti" Rosa Nova.
Aquecer o cú na salamandra da cozinha a ver os mesmos filmes que deram nos últimos 4 Natais, mas que mesmo assim eu faço questão de ver, comer alternadamente entre doces e salgados, inclusive o bolo rei, os ovos moles e uns bombons de cereja cobertos com chocolate, tudo feito pelo meu pai, aconchegar-me no sofá com o cobertor aos pés da minha mãe e mandar uns carolos no meu irmão.

É um dia como os outros?
Claro que é, com a excepção de que é Natal.
E eu gosto do Natal.

2 comentários:

  1. Eu não gosto do natal. Não sei porque haverás de ter pena de pessoas que não o apreciam. Eu não tenho pena nenhuma de quem vive e sente a época como tu dizes que sentes. Devia ter?

    "É um dia como os outros. Claro que é, com a exceção de que é natal. E eu não gosto do natal."
    Copiando e alterando a tua parte final, isto é como tudo, são opiniões, gostos, diferentes modos de sentir ou não sentir nada em determinada época.

    ResponderExcluir
  2. Cristal, eu passo a explicar. Quando eu gosto e aprecio algo, gosto de partilhar esse algo com as pessoas que me são próximas. E como tal deixa-me triste que numa época de união, partilha e até solidariedade, haja pessoas que não "gozem" o Natal com tudo o que lhe é adjacente.
    Obviamente que cada um faz do Natal o que entender.
    E sim tenho pena por isso.

    ResponderExcluir

Ora digam: