quinta-feira, 7 de abril de 2011

Escola Náutica

Foi a minha casa durante 5 anos e meio, com tudo o que isso implica, mas de qualquer forma sempre tive uma certa tristeza por esta escola não ser como as outras. As ideias que se têm sobre o que é e o que está associado a uma faculdade aqui não existem ou são muito ténues.

Primeiro, deve ser a escola em Portugal onde há mais pilas por metro quadrado e isto já melhorou muito desde que eu entrei, porque no início elas contavam-se mesmo pelos dedos das mãos e as que havia tinham mais barba que eu e a voz mais grossa, mas diga-se que isso também não é muito difícil.

Segundo, as festarolas que havia, tinham menos pessoas que uma loja da Yves Saint Laurent em saldos e terminavam sempre da mesma maneira, ou muito vómito, ou muito sexo desprotegido.

Terceiro, morar nos alojamentos é um privilégio, até porque é sempre bom sabermos como moram os favelados do Brasil, para darmos valor às coisas simples da vida e para que quando embarcarmos o impacto não seja tão cruel. À parte de todas as más condições, está a solidão interminável e depressiva dos fins de semana, em que toda a gente vai para casa, exceptuado o pessoal das ilhas e os pobretanas como eu.

Quarto, quando uma pessoa termina o curso não há todos aqueles processos ditos normais como sejam os familiares todos a virem da terrinha em catadupa, nem as celebrações com entrega de diplomas acompanhada de música lamecha e lágrimas no canto do olho. Não há trajes, nem emblemas todos catitas, nem fitas com recordações eternas escritas em palavras amáveis e nostálgicas.

Quinto, com um bocado de azar, ou de sorte, depois de todos estes anos de ouro, vai-se parar ao meio do mar juntamente com filipinos, russos, indianos, etc, num navio ferrugento e mal cheiroso com tudo o que isso tem de mágico.

A Escola Náutica é uma escola como tantas outras, mas não é para meninos e pelos vistos também não é para meninas.

Com tudo o que lhe esteve associada, esta etapa foi enriquecedora e apesar de agora não sentir isso, sei que as saudades vão bater.

"Ide mais além que puderdes"

3 comentários:

  1. agora que penso nestas coisas do curso... não tenho traje, só a capa e esta está a tapar umas coisas na arrecadação... lol, :))) a não importância de certas coisas!

    ResponderExcluir
  2. Amén, caro amigo. É o fim de uma etapa, cheia de coisas más mas também com algumas boas. Acredita, daqui por uns meses verás algumas coisas com olhos diferentes; outras simplesmente não mudam.

    Parabéns mais uma vez, muita felicidade por essa vida fora! =)

    ResponderExcluir
  3. Gracias comboio!!
    Que lamechas que tu és porra!!!

    ResponderExcluir

Ora digam: