terça-feira, 20 de abril de 2010

Ninhos de plástico

Há uns dias vi um pardalito com uma fita de plástico, daquelas que tapam os maços de tabaco, na boca. Veio-me à ideia que o pardalito estivesse à procura de palhas secas e pequenos ramos para fazer o ninho. À falta de melhor, suponho que ele tenha feito o seu ninho com aquela fita de plástico.
O pardalito na sua inocência não sabe que a sua casa, o seu lar, o sitio onde vai criar as suas crias vai ser construída com materiais sintéticos, materiais que resultaram da poluição do ser humano.
No fundo, todos nós não temos noção que tudo o que nos rodeia é anti natural, tudo é feito, construído, inclusive há jardins, espaços verdes que não são naturais, não estão ali porque pertencem mas porque o Homem assim o quis. Quando soube que sempre que se constroem blocos e blocos de apartamentos ou simples moradias, que é obrigatório ter espaços verdes, fiquei a pensar que somos exactamente iguais ao pardalito, que o que nos rodeia, apesar de estar verdinho e ser bonito e estar ali para o nosso conforto, não é natural.

2 comentários:

  1. Este seu texto despertou em mim saudade, saudade do tempo em que o homem não modificava a Natureza, apreciava o que ela lhe dava e cuidava dela.
    A sociedade mudou, os caminhos a percorrer são diferentes, temos que "descobrir" ou "aprender a descobrir" o que neles existe de bom...
    Abracinho

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Grande texto, é verdade actualmente vive-se em "habitats" programados!!
    Felizmente aqui na minha aldeiazinha perdida para os lados de Abrantes ainda é tudo natural:)
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Ora digam: