sexta-feira, 11 de junho de 2010

Caracol



Qual é o objectivo de um caracol quando segue o seu caminho?
Muito possivelmente o caracol age por instinto e não por objectivos, mas sempre me fez confusão como é que o caracol sabe, se é que sabe, para onde vai e porquê e qual é o instinto que lhe "diz" que ele deve subir uma parede, é que penso que eles não sabem que se caírem podem morrer. Acho que a concha lhes dá uma falsa noção de segurança.

Quando reparei nos caracóis a subir uma parede de madrugada, estes pareceram-me as criaturas mais tristes do mundo, primeiro porque carregam a casa às costas o que faz deles criaturas leeentas e vulneráveis, e segundo porque nesta altura do Verão são devorados por nós à tonelada.

Talvez fosse o leve etilismo a falar, mas tive pena do raio dos bichos e questionei-me se um pires de caracóis regados com um molho à base de cebola picada, vinho branco, alho, salsa, bacon, tomate, chouriça vermelha e uma pitada de piri-piri, valeria a pena...!

É tão fácil apanhar caracóis que até dá pena, bichos assim fáceis de apanhar nunca deveriam ser tão saborosos, principalmente quando acompanhados por uma jola digna do bicho...

Eu adoro caracóis, este ano ainda não tive o prazer de os comer, mas são bons que se fartam e faço questão de os comer, mas juro que a partir deste dia, sempre que comer caracóis picantes, fungar aquele pinguito de ranho do nariz que se forma sempre que como algo picante, ser malandro de mais para pegar um lenço de papel para me assoar e engolir o meu próprio ranho, a partir deste dia vou questionar porque raio as pessoas têm nojo dos caracóis ranhosos.

Este post é dedicado à caracoleta que pisei (e matei) sem querer no dia que tirei a foto e aos muitos mais que irei comer durante o Verão.


2 comentários:

  1. Caro Jp a receita aí pelo meio está boa, mas... e Oregãos??? Não?
    Sobre o peso na consciência do caracol pisado... tens a certeza que morreu? são invertebrados e quando partem a "casa" ela regenera-se (deve ter a ver com a baba, ranho e isso!) se calhar não a mataste!

    O post tá catita! ai coitadinhos mas vou comê-los, c'est la vie! LOL

    ResponderExcluir
  2. Cristal, ok esqueci-me dos oregãos, também não perdoas nada...!
    Quanto ao caracol, sim, tenho a certeza que o matei, ele ficou bem esparrachado...coitado:(

    ResponderExcluir

Ora digam: