sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Donas de casa

Com a actual situação que o país vive, começo a pensar se não seriam úteis umas dicas de umas verdadeiras donas de casa, para que se pudesse realmente poupar, evitando gastar dinheiro em coisas fúteis como em automóveis topo de gama e ajudas de custo e representação que dariam para comprar uns quantos T2 na Reboleira, e gastar moderadamente nas coisas realmente essenciais como saúde e educação, etc. Mas isto sou só eu a falar. E eu sou leigo.

Mas...

Infelizmente os senhores que estão no governo, com toda a certeza não tiveram uma mãe como a minha, que me incutiu desde sempre que deveria poupar e comprar apenas se pudesse, não ir para além das minhas possibilidades. A propaganda que a comunicação social faz de sensibilização à poupança, é tudo menos nova para mim. Querem ensinar os portugueses a escolher os produtos mais baratos nos hiperes, dar-lhes a conhecer convenientemente os produtos de marca branca (o continente agradece), a tomar banho mais depressa, a apagar as luzes quando não são necessárias, a desligar os transformadores da ficha, a ir ao cabeleireiro uma vez por mês, a meter uma garrafinha no autoclismo, a tomar pequeno almoço em casa, etc...

Fantástico, digo eu.

Sempre admirei a inépcia daquelas pessoas que "não sabem" poupar, é tão simples que possivelmente, um dia destes colocarão um símio a fazer essa sensibilização, até porque se bem me lembro, já foi utilizado um para sensibilizar à reciclagem. Esperem para ver.

Voltando às donas de casa, as verdadeiras, aquelas que têm que gerir um lar composto por vários filhos, por vezes com orçamentos verdadeiramente reduzidos e milagrosamente geridos ao cêntimo e ainda assim não faltam com nada aos filhos, cada vez mais exigentes, essas senhoras deveriam sem sombra de dúvida estar a governar o nosso país. E tenho pena que os senhores que nos governam, nunca tenham tido mães assim, ou então tiveram mas não quiseram aprender.

É bem verdade que cada um é filho da sua mãe.



3 comentários:

  1. Olá!
    Concordo completamente contigo!Na realidade a maior parte dos politicos são pessoas provenientes de meios abastados, sempre tiveram que que quiseram. Estão muito longe da realidade de vida da maior parte dos portugueses!
    Tenho impressão que se ganhassem o salário minimo passavam muita fome!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bem pensado! Mulheres donas de casa ao governo! Essas sim são economistas com muita prática e não economicistas!
    Gostei do teu desabafo!
    Abracinho

    ResponderExcluir
  3. Yap, mas deixa tar, que mensagens desse estilo e pior fazem bem falta neste país. É chocante ver os passeios cheios de lixo atirado pelas pessoas, mais ainda quando são crianças e os pais nem repreendem. Já quanto à poupança, há muitísima gente que não sabe o que isso é, mas isso não me afecta (digo eu..)

    ResponderExcluir

Ora digam: