segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Orçamento de(t)estado

Nestes últimos dias tem-se assistido a uma panóplia de informação e respectiva controvérsia acerca do O.E.(utilizar apenas as iniciais não cansa tanto ao ouvido nem à leitura) e como tal senti-me na obrigação de dar a minha opinião sobre o assunto.

A Ascaridíase é um parasita causado pelo verme Ascaris lumbricoides, mais conhecido por lombriga. São vermes sem segmentação e com tubo digestivo completo. A reprodução é sexuada, sendo a fêmea maior que o macho.

Durante a infecção, o ser humano liberta os ovos do parasita juntamente com as fezes, sendo que a larva se desenvolve em ambientes quentes e húmidos (ambientes tropicais), a qual permanece dentro do ovo. A infecção dá-se através de ovos, água e outros alimentos infectados.
Assim que eclodem, as larvas são libertadas no intestino delgado, alcançando a corrente sanguínea através das suas paredes e infectando o fígado, passando pelo coração e pulmões. A maturação, que dura aproximadamente dois anos, termina no intestino delgado, onde se dá a cópula e a libertação dos ovos juntamente com as fezes.

Espero que tenha sido bastante explícito e sucinto.


Um comentário:

Ora digam: