domingo, 10 de janeiro de 2010

A Fórmula de Deus

Ando aqui de volta do José Rodrigues dos Santos e encontrei a melhor definição de Deus que alguma vez encontrei.

"Significa que eu não acredito no Deus da Bíblia."
..."Sabe, na minha infância eu era um menino muito religioso. Mas aos doze anos, comecei a ler livros científicos, daqueles popularuchos e cheguei à conclusão de que a maior parte das histórias da Bíblia não passavam de narrativas místicas. Deixei de ser um crente quase de um dia para o outro. Pus-me a pensar bem no assunto e apercebi-me de que a ideia de um Deus pessoal é um bocado ingénua, infantil até."...

"Porque se trata de um conceito antropomórfico, uma fantasia criada pelo homem para tentar influenciar o seu destino e buscar consolo nas horas difíceis. Como nós não podemos interferir com a natureza, criámos esta ideia de que ela é gerida por um Deus benevolente e paternalista que nos ouve e que nos guia. É uma ideia muito reconfortante, não lhe parece? Criámos a ilusão de que,se rezarmos muito, conseguiremos que Ele controle a natureza e satisfaça os nossos desejos, assim por artes mágicas. Quando as coisas correm mal, e como não compreendemos que um Deus tão benevolente o tenha permitido, dizemos que isso deve obedecer a um qualquer desígnio misterioso e ficamos assim mais confortados. Ora, isso não faz sentido, não lhe parece?"

..."Nós somos uma de entre milhões de espécies que ocupam o terceiro planeta de uma estrela periférica de uma galáxia mediana com milhares de milhões de estrelas, e essa galáxia é, ela própria, uma de entre milhares de milhões de galáxias que existem no universo. Como quer que eu acredite num Deus que se dá ao trabalho de, nesta imensidão de proporções inimagináveis, se preocupar com cada um de nós?"

"Ele é bom e omnipotente, é? Ora aí está uma ideia absurda! Se Ele é de facto bom e omnipotente, como pretende a Bíblia, por que razão permite a existência do mal? Por que razão deixou que ocorresse o Holocausto, por exemplo? Se for a ver bem, os dois conceitos são contraditórios, não são? Se Deus é bom, não pode ser omnipotente, uma vez que não consegue acabar com o mal. Se Ele é omnipotente, não pode ser bom, uma vez que permite a existência do mal. Um conceito exclui o outro"...

"Mas esse conceito tem muitos problemas, já reparou? Se ler a Bíblia com atenção, irá reparar que ela não transmite a imagem de Deus benévolo, mas antes de um Deus ciumento, um Deus que exige fidelidade cega, um Deus que causa tremor, um Deus que pune e sacrifica, um Deus capaz de dizer a Abraão para matar o filho só para ter a certeza de que o patriarca Lhe era fiel. Pois se Ele é omnisciente, não sabia já que Abraão Lhe era fiel? Para quê, sendo Ele bom, esse teste tão cruel? Portanto não pode ser bom."

"Será? Se assim é, por que razão pune Ele as suas criaturas se tudo é Sua criação? Não estará a puni-las por coisas de que é Ele, afinal de contas, o exclusivo responsável? Ao julgar as suas criaturas, não estará Ele a julgar-se a si próprio? Na minha opinião, e para ser franco, só a Sua inexistência O poderá desculpar. Aliás, se formos a ver bem, nem sequer a omnipotência é possível, trata-se de um conceito, também ele, cheio de irresolúveis contradições lógicas."

"Há um paradoxo que implica a impossibilidade da omnipotência e que pode ser formulado da seguinte maneira: se Deus é omnipotente, pode criar uma pedra que seja tão pesada que nem Ele próprio a consegue levantar. Está a ver? É justamente aqui que radica a contradição. Se Deus não conseguir levantar a pedra, Ele não é omnipotente. Se conseguir, Ele também não é omnipotente porque não foi capaz de criar uma pedra que não conseguisse levantar. Conclusão, não existe um Deus omnipotente, isso é uma fantasia do homem em busca de conforto e também de uma explicação para o que não entende."

"Acredito no Deus de Espinosa, que se revela na ordem harmoniosa daquilo que existe. Admiro a beleza e a lógica simples do universo, creio num Deus que se revela no universo, num Deus que"...

A. Einstein

Estas frases definem completamente aquilo que eu penso mas que nunca tinha conseguido explicar.

4 comentários:

  1. Gostou do livro? Eu não! E posso explicar porquê...

    ResponderExcluir
  2. Maria Teresa:
    Eu ainda não o li todo, aliás vou na página 81, mas já agora gostaria que me dissesses porque não gostaste.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Oi... vou ousar dar a minha opinião sobre o que escreves-te...
    Primeiro Deus é um conceito que nunca foi bem definido, visto que ainda não vi ninguém que conseguisse interpretar a Bíblia com certezas que ela esta certa... e depois na minha opinião cada um tem o direito de acreditar naquilo que quer nem que seja por bem...
    Para mim adorei a explicaçao de uma religiao que e dada no filme "as brumas de Avalon" mas isso sou apenas eu... que me identifico com esse tipo de credibilidades...
    Nao devemos julgar em que cada um acredita, e quando acabares de ler o livro irás te surpreender com o fim... gostei muito do fim do livro... Outra coisa se nós fomos criados a semelhança de Deus vêm daí o exagero das coisas ou nem por isso? Desculpa estar a entrometer-me no teu espacinho mas olha tas a vontade para fazeres o mesmo no meu...
    Espero que aquilo que acreditas nunca te falhe... e te dê sempre a esperança necessária para lutares...
    E já agora gostei do teu tipo de escrita... Fica bem...

    ResponderExcluir
  4. ... ora cá está algo com que me identifico plenamente. Não foi por causa de livros de Scient Fiction mas sim por ter lido sobre o exestencialismo ateu de Nietzsche no Secundário, entre poucos outros.

    Apesar da insanidade do filósofo, muito do que ele escreveu fez sentido e como tal, também, de um dia para outro deixei de acreditar. Mas não me fez confusão: talvez eu já não acreditasse e mentisse a mim mesmo.

    Com isto não estou a invadir o espaço de ninguém. Aliás, as pessoas regra geral invadem o meu espaço ao dizerem que eu sou parvo por não acreditar, quando eu não censuro quem o faz: afinal, também já fui crente.

    Para mim a Sua existência não faz sentido, está mais que justificada... e rezar nunca me pôs pão na mesa, por isso estou melhor assim: conto comigo e comigo apenas.

    Para a semana a ver se passo por aí para começarmos a descascar Controlo e Auxiliares.

    Abraço "píbia"!! =p

    ResponderExcluir

Ora digam: